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DIAGRAMA DE ÁRVORE: A FERRAMENTA PARA OS TEMPOS ATUAIS
Claudemir Oribe - mestre em Administração pela Fundação Dom Cabral e Sócio da QualyPro – claudemir@qualypro.com.br - (31) 3391-7646
15/08/2016
As grandes corporações parecem ter percebido a importância de dotar seus empregados de instrumentos que os ajudem a resolver os problemas nos processos, produtos e rotinas do trabalho. E não é coincidência. As diversas citações sobre melhoria contínua nas normas da qualidade devem intensificar ainda mais os esforços nesse sentido.
A dificuldade
nos processos de análise e solução de problemas continua a desafiar gestores e
empregados das empresas. A cada treinamento pergunto aos participantes quanto
dos problemas eles acreditam ser repetitivos. As respostas são bastante altas e
o consenso fica acima de 95%. De fato, parece que estamos convivendo com os
mesmos problemas todos os dias, pois quando um problema novo aparece, torna-se
rapidamente uma curiosidade que mobiliza mais energia no seu relato boca-a-boca
do que na solução propriamente dita.
Quanto às
rotinas para a solução de problemas, a MASP – metodologia de análise e solução
de problema continua sendo o mais popular. Muitas organizações, como algumas
unidades da Vale, preferem denominar esses processos de Tratamento de
Anomalias, outras organizações preferem Análise e Solução de Problemas ou
simplesmente PDCA. É também comum a utilização do 8D ou 8 Disciplinas, método
mais direcionado à de ação corretiva do que para problemas de grande
complexidade. A Vallourec & Mannesmann Tubes do Brasil está implementando
esforços para a aplicação de um procedimento de Análise de Falhas em todo seu
ambiente organizacional. A Fiat-GM Powertrain, fabricante de motores e fruto da
união de duas gigantes da indústria automobilística, começa a adotar nas
unidades de Betim e São José dos Campos o Seven Diamonds, processo de análise e
solução de problemas que organiza a prioridade e a profundidade do tratamento
de reclamações de clientes.
Quanto às
ferramentas da qualidade, seu uso não vem mudando significativamente, sendo as
mais populares o Brainstorming para a geração de idéias, o Diagrama de Causa e
Efeito para a compreensão das possíveis causas, a Lista de Verificação para o
levantamento de dados, a Estratificação para a divisão de diferentes origens de
problemas, o Gráfico de Pareto para a visualização e cálculo do efeito de
diferentes fenômenos, o Gráfico de Tendência para visualizar a evolução de uma
variável no tempo e, finalmente o 5W2H para organizar o planejamento de
atividades, prazos e responsabilidades. Para os casos mais complexos e com uma
massa significativa de dados, temos o CEP-Controle Estatístico de Processos
para o controle da variação, o Histograma para análises estatísticas e o
Diagrama de Dispersão/Correlação para confirmar a relação entre duas variáveis.
Esse conjunto de ferramentas tem uma grande representatividade das técnicas de
solução de problemas aplicadas em empresas brasileiras.
O fato do uso
desses tipos de ferramentas não ter mudado nos últimos anos não deixa de
surpreender um pouco. Passamos nos últimos 10 ou 12 anos por transformações que
modificaram completamente o ambiente de trabalho. Exigências de manutenção ou
mesmo de aumento da rentabilidade sobre os investimentos forçaram para baixo o
denominador da equação. Entre outros efeitos, nota-se que existem menos pessoas
para fazer até mesmo mais tarefas. Assim, as pessoas têm que, necessariamente,
produzir mais!
Neste cenário
de tarefas “ensanduichadas” há uma ferramenta que acredito que seria mais
adequada aos tempos modernos, e que poderia reduzir o tempo na análise e
solução de problemas. Trata-se do Diagrama de Árvore. O Diagrama de Árvore é
uma forma de identificar as causas de um problema (Cause and Effect Tree Diagram). Serve também para o desdobramento
em tarefas e ações de um objetivo a ser atingido (Function Tree Diagram) ou para o desdobramento de desejos,
transformando-os em especificações (Quality
Tree Diagram) exatamente como feito no QFD
– Quality Function Deployment.
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