Treinamentos
BSC- Balanced Scorecard - Sistema de Medição de desempenho
Carga Horária: 8 horas
Apresentação
O Balanced Scorecard é um conceito e um método que ajuda as discussões acerca de para onde nossos negócios devem ser orientados. A idéia de ver um negócio como um scorecard despertou interesse desde 1992 quando foi apresentada pelos professores Kaplan e Norton de Harvard.
De fato, os gerentes precisam de mais instrumentos além de relatórios operacionais de curto prazo, tão predominantes nos dias de hoje. Da mesma forma, a Direção estratégica precisa de novas formas de fazer com que o pessoal gerencial enxergue a visão e contribua com seu esforço para realiza-la.
O Balanced Scorecard é um método para obter consenso sobre onde uma operação deve chegar e para assegurar que a mesma permanece em curso. Para isso, a visão é desdobrada em perspectivas que por sua vez são desdobradas em atividades com performance mensurada.
Essa característica de desdobramento se corretamente feita, permite não só cumprir requisitos normativos ao gerenciamento de processos da ISO 9001:2000 e ISO/TS 16.949:2002 como também gerar resultados concretos para a organização.
Este curso irá mostrar como os gerentes podem fazer isso, aliando gestão estratégica com o cumprimento de requisitos normativos dos sistemas de gestão da qualidade.
Público Alvo
Diretores, Gerentes e Dirigentes empresariais e institucionais; Coordenadores de Sistemas de Gestão da Qualidade e demais interessados na gestão estratégica.Metodologia
Aulas expositivas com utilização de recursos audiovisuais, estudos de casos e aplicações práticas.
Veja o conteúdo programático deste treinamento
1.O que é o Balanced Score Card – BSC
Origem, finalidade, aplicação, impactos e benefícios de seu uso no gerenciamento estratégico e multiplicação de resultados; exemplos de empresas que adotam o BSC em seu gerenciamento estratégico.
2.Por quê o BSC é um dos melhores instrumentos de gestão da atualidade
Comparação do BSC com outras ferramentas, suas vantagens para a construção de um sistema de gerenciamento.
3.Perspectivas do BSC
Perspectivas corporativas envolvidas pelo BSC: perspectiva financeira, processo interno, cliente e aprendizado e crescimento; como enquadrar outras perspectivas.
4.Aspectos importantes na construção
Cuidados para aplicação do método; envolvimento de pessoas, comunicação, indicadores, riscos e oportunidades.
5.A aplicação do BSC na gestão estratégica
Onde começa e onde termina o BSC; conciliação com outras técnicas de gestão e planejamento estratégico.
6.Como o BSC desdobra estratégias em ações práticas
Conceitos, princípios e caminhos do BSC para a transformação de idéias em ações e ações em resultados.
7.Processo de construção de um controle de gerenciamento estratégico
Etapas de construção do sistema: Definir a organização e tendências futuras; definir ou confirmar a visão estratégica; estabelecer as perspectivas; formular objetivos estratégicos gerais; identificar fatores críticos de sucesso; desenvolver medições, relações de causa-e- efeito; estabelecer o scorecard de alto nível; desdobramento do scorecard e sistema de medições pela unidade organizacional.
8.Indicadores de medição num contexto de certificação
Discussão, análise e integração dos indicadores num sistema de Gestão da Qualidade certificado.
9.Estudo de caso
Aplicação, estudo e discussão de casos práticos de aplicação no Brasil e exterior.
10.Exercício: desenvolvimento do BSC para sua organização
Reflexão sobre os possíveis rumos para a implementação do BSC nas empresas dos participantes.
Depoimentos
Você já fez este treinamento?
Envie um depoimento!