Treinamentos
Boas práticas de Auditoria
Carga Horária: 8 horas
Apresentação
A ISO (International Organization for Standardization) e o IAF (International Accreditation Forum), organização que congrega os organismos de acreditação e que verifica a competência dos organismos de certificação, constituíram o Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001:2000 (APG) para o desenvolvimento de um conjunto de diretrizes para as boas práticas de auditoria.
Sobre o guia convergem a competência de vários países e a experiência de muitos anos de prática contínua de auditorias da qualidade. O guia é formado por um conjunto de 30 documentos que abordam diversos pontos que vem gerando dúvidas, o que prejudica o andamento e a própria credibilidade do processo de auditoria. As orientações possuem uma abordagem orientada ao “como”, servindo como uma referência bastante útil tanto a auditores novos quanto a auditores já experientes.
As orientações de boas práticas de auditoria melhoram o desempenho dos auditores, o desenvolvimento da auditoria e a relação entre auditores e auditados, contribuindo para a melhoria contínua e a eficácia do sistema de gestão da qualidade. O guia também auxilia as organizações a planejar auditorias que agregam valor ao negócio.
A QualyPro traz até você em primeira mão, uma versão inédita e traduzida para o português, além de prestar orientações e ajudar no desenvolvimento das habilidades necessárias para realizar auditorias com segurança e credibilidade.
Trata-se, portanto, de uma excelente oportunidade para o desenvolvimento ou reciclagem de auditores da qualidade, tanto internos quanto externos.
Público Alvo
Auditores de sistemas da qualidade, RDs, Gerentes da Qualidade e demais interessados por técnicas de auditoria.Metodologia
Apresentação e discussão aberta; simulações e trabalhos em grupo utilizando o referencial das Boas Práticas de Auditoria.
Pré-requisitos: Ser auditor de sistema da qualidade e ter conhecimento da ISO 9001:2000.
Veja o conteúdo programático deste treinamento
Orientações estratégicas
1. Como agregar valor durante o processo de auditoria
2. Identificação dos processos
3. A função e o valor da lista de verificação da auditoria
4. Entendimento do enfoque por processos
Questões de ordem interpretativa
Interpretação correta dos requisitos que frequentemente causam dúvidas nos auditores
5. Auditoria em 2 estágios
6. Compreendendo e auditando:
• melhoria contínua
• “Competência” e a “Eficácia” das ações tomadas
• sistemas de gestão em base eletrônica
• organizações de serviços
• requisitos “onde apropriados”
• comunicação com os clientes
• processos de retro alimentação do cliente
• eficácia da auditoria interna
• comunicação interna
• gestão de recursos
• SGQ com documentação mínima
• ação preventiva
• política da qualidade e os objetivos da qualidade
• requisitos legais e regulamentares
• Controle dos dispositivos de monitoramento e medição
• alta direção
(*) As diretrizes serão explanadas por meio de casos e exemplos ilustrativos.
Desenvolvimento prático
A abordagem e a relação auditor-auditado na prática
7. Guia para a revisão e fechamento de não conformidades
8. Documentar uma não conformidade
9. Demonstrar conformidade com a norma
10. Associando uma auditoria específica de uma tarefa, atividade ou processo, com o sistema como um todo
Diretrizes gerais
11. Medição da eficácia e das melhorias do SGQ
12. Uso eficaz da NBR ISO 19011:2002
Avaliação e Encerramento
Depoimentos
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