Treinamentos

Boas práticas de Auditoria

Carga Horária: 8 horas

Apresentação

A ISO (International Organization for Standardization) e o IAF (International Accreditation Forum), organização que congrega os organismos de acreditação e que verifica a competência dos organismos de certificação, constituíram o Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001:2000 (APG) para o desenvolvimento de um conjunto de diretrizes para as boas práticas de auditoria.
Sobre o guia convergem a competência de vários países e a experiência de muitos anos de prática contínua de auditorias da qualidade. O guia é formado por um conjunto de 30 documentos que abordam diversos pontos que vem gerando dúvidas, o que prejudica o andamento e a própria credibilidade do processo de auditoria. As orientações possuem uma abordagem orientada ao “como”, servindo como uma referência bastante útil tanto a auditores novos quanto a auditores já experientes.
As orientações de boas práticas de auditoria melhoram o desempenho dos auditores, o desenvolvimento da auditoria e a relação entre auditores e auditados, contribuindo para a melhoria contínua e a eficácia do sistema de gestão da qualidade. O guia também auxilia as organizações a planejar auditorias que agregam valor ao negócio.
A QualyPro traz até você em primeira mão, uma versão inédita e traduzida para o português, além de prestar orientações e ajudar no desenvolvimento das habilidades necessárias para realizar auditorias com segurança e credibilidade.
Trata-se,  portanto, de uma excelente oportunidade para o desenvolvimento ou reciclagem de auditores da qualidade, tanto internos quanto externos.

Público Alvo

Auditores de sistemas da qualidade, RDs, Gerentes da Qualidade e demais interessados por técnicas de auditoria.

Metodologia

Apresentação e discussão aberta; simulações e trabalhos em grupo utilizando o referencial das Boas Práticas de Auditoria.

Pré-requisitos: Ser auditor de sistema da qualidade e ter conhecimento da ISO 9001:2000.
Veja o conteúdo programático deste treinamento
    Orientações estratégicas
    1. Como agregar valor durante o processo de auditoria
    2. Identificação dos processos
    3. A função e o valor da lista de verificação da auditoria
    4. Entendimento do enfoque por processos
    Questões de ordem interpretativa
    Interpretação correta dos requisitos que frequentemente causam dúvidas nos auditores
    5. Auditoria em 2 estágios
    6. Compreendendo e auditando:
    • melhoria contínua
    • “Competência” e a “Eficácia” das ações tomadas
    • sistemas de gestão em base eletrônica
    • organizações de serviços
    • requisitos “onde apropriados”
    • comunicação com os clientes
    • processos de retro alimentação do cliente
    • eficácia da auditoria interna
    • comunicação interna
    • gestão de recursos
    • SGQ com documentação mínima
    • ação preventiva
    • política da qualidade e os objetivos da qualidade
    • requisitos legais e regulamentares
    • Controle dos dispositivos de monitoramento e medição
    • alta direção
    (*) As diretrizes serão explanadas por meio de casos e exemplos ilustrativos.
    Desenvolvimento prático
    A abordagem e a relação auditor-auditado na prática
    7. Guia para a revisão e fechamento de não conformidades
    8. Documentar uma não conformidade
    9. Demonstrar conformidade com a norma
    10. Associando uma auditoria específica de uma tarefa, atividade ou processo, com o sistema como um todo
    Diretrizes gerais
    11. Medição da eficácia e das melhorias do SGQ
    12. Uso eficaz da NBR ISO 19011:2002
    Avaliação e Encerramento

Depoimentos

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