Treinamentos
Kaizen - Filosofia e Prática da Melhoria Contínua
Carga Horária: 16 horas
Apresentação
Existem muitos conceitos relacionados a gestão da qualidade.
Cada um deles possui uma escola própria, derivada de traços culturais ou visão
específica de um ou mais autores.
O Kaizen é um desses conceitos e vem ganhando espaço nos
dias de hoje, devido ao movimento dos programas de manufatura enxuta ou lean
manufacturing. Sua história remonta o desenvolvimento industrial do Japão
pós-guerra e incorpora a filosofia de vida oriental ao defender a busca pela
eliminação máxima das perdas em ambientes produtivos.
Aplicável em qualquer segmento produtivo, o kaizen não pode
ser visto apenas como um conjunto de técnicas, mas uma filosofia de trabalho
que precisa ser assimilada por todas as pessoas para seu próprio bem, da
organização que trabalha e para o bem da própria sociedade.
Para propiciar o desenvolvimento humano e profissional para
incorporação e aplicação da filosofia de kaizen, a Qualypro desenvolveu um
programa abrangente e estruturado que inclui conceitos, métodos e ferramentas.
Esse conjunto lógico é necessário para que as ações de melhoria tenham sentido
e significado para indivíduos e organizações para que as habilidades sejam
desenvolvidas para transformar ideias em conquistas concretas.
Aqui você aprenderá não apenas os conceitos e filosofias
envolvidas, mas também como planejar e organizar eventos Kaizen, cujos
resultados aparecem em apenas uma semana de trabalho dedicado.
Público Alvo
Profissionais de qualquer área ou nível
que estejam dispostos a desenvolver atividades de melhoria.
Metodologia
Atividades lúdicas, reflexões e
exercícios práticos visando o desenvolvimento de Conhecimentos, Habilidades e
Atitudes – CHA - necessárias a compreensão e prática de atividades de Kaizen.
I.Introdução
1.1
– Atitudes e comportamentos humanos para a melhoria
1.2
– Conceitos relacionados ao kaizen
1.3 – Os conceitos de PDCA e SDCA
1.4
– Papel da liderança: gemba e decorrências
1.5
– Princípios e pressupostos do Kaizen
1.6
– Estrutura conceitual da filosofia de Kaizen
II. Métodos e ferramentas de
Solução de Problemas
2.1
– Tipos de atividades de Kaizen: do mais simples ao mais complexo
2.2
– Relações de causa e efeito
2.3
- Análise de causas básicas usando o 5 Porques
2.4
– Ação corretiva e A3
2.5
– Abordagem sistemática do Kaizen-Story (MASP)
2.6
– 5S
III. Implantação de eventos Kaizen
3.1
– Tipos de eventos Kaizen: 5S e padronização do trabalho
3.2
– Definições da liderança (visão e foco)
3.3
– Criação da Comissão e Coordenação Kaizen
3.4
– Treinamento de funcionários
3.5
– Organização e condução dos eventos Kaizen
3.6
– Acompanhamento das atividades
IV. Exercícios práticos
4.1
– Exercícios de resolução de problema
Depoimentos
Você já fez este treinamento?
Envie um depoimento!