Treinamentos

Avaliação de Treinamento Comportamental

Carga Horária: 8 horas

Apresentação

O ambiente organizacional tem exigido, dos profissionais de RH, a necessidade de medir e apresentar resultados concretos de investimentos em T&D. No entanto, problemas nessa atividade são ainda bastante comuns e facilmente observáveis, prejudicando o Analista na concretização desses resultados e minando sua capacidade de mostrar o resultado de seu trabalho.

No caso do treinamento e desenvolvimento comportamental essa dificuldade é maior, mas isso não significa que os métodos não existam. Na verdade eles existem e estão a disposição daquelas pessoas que ambicionam contribuir mais para o sucesso organizacional.

O programa compõe-se de técnicas consagradas, bem explicadas em rico material didático, incluindo formulários, gráficos e tabelas. O conteúdo é parte da metodologia de Gestão da Competência, premiada pela ABRH-MG com o prêmio “As Melhores Práticas de Gestão de Pessoas” em 2002 e apresentada no XXVI Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento em 2011.

Público Alvo

Gerentes e Analistas de RH, de T&D e de Desenvolvimento de Pessoas; Diretores, Gerentes e Dirigentes empresariais e institucionais e demais interessados no desenvolvimento de pessoas. 

Metodologia

Apresentação conceitual e de modelos, aplicação e discussão de instrumentos de avaliação pelos participantes; apresentação e discussão de casos. 
Veja o conteúdo programático deste treinamento

    1- Introdução e conceitos

    Natureza do treinamento e desenvolvimento comportamental

    Exemplos de eventos comportamentais

    2- Planejamento da avaliação

    Tipos de treinamento

    Ligação entre o LNT e a Avaliação de resultados

    Modelo dos quatro níveis de Kirkpatrick

    Planejamento da avaliação

    3-Métodos de Avaliação e seus instrumentos

    Auto avaliação pelo treinando

    Avaliação do desempenho em atividades, tarefas e funções

    Avaliação por meio de observadores

    Avaliação de resultados concretos

    Retorno do Investimento - ROI de treinamento

    Como isolar o resultado do treinamento

    4- Recomendações e cuidados

    Ética da avaliação

    Seleção de amostras

    Escolha do melhor método

    O contexto/ambiente de aplicação

    Divulgação de resultados

    5- Análise de situações típicas

    Desenvolvimento de lideranças

    Coaching

    Conscientização para a qualidade e saúde e segurança do trabalho

    Qualidade de Vida

    Comprometimento

    Intenção de permanecer na organização (como causa da rotatividade)

    6- Atividades Práticas

    Exercícios práticos durante todo o evento

    Os participantes receberão vários modelos de formulários em papel e em meio eletrônico

    para uso direto ou adaptação para suas próprias necessidades.


    FACILITADOR: Claudemir Oribe

    • Vencedor do Prêmio “As Melhores Práticas em Gestão de Pessoas” da ABRH

    MG (2002);

    •Conferencista por cinco ocasiões no Congresso Brasileiro de Qualidade e

    Produtividade, incluindo o tema de Gestão de Competências e Avaliação de

    Treinamentos;

    •Conferencista no Congresso Brasileiro de T&D (2011);

    •Coordenador do curso de Pós-Graduação em Gestão de T&D da PUC-Minas (2012);

    •Mestre em Administração e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral;

    •Curso Quality Management pela AOTS/ Japão;

    •Pioneiro na aplicação da Norma ISO 10.015 – diretrizes para treinamento, no Brasil;

    •Especialização em Consultoria Organizacional pelo SEBRAE;

    •Autor de diversos artigos publicados sobre gestão da qualidade e do treinamento;

    •Especialista em Gestão de Competências, Gestão de T&D, métodos e técnicas de LNT

    e Avaliação de treinamento;

    •Criador da tipologia de treinamentos na perspectiva organizacional;

    •Sócio e Diretor de Projetos da QualyPro;


Depoimentos

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