Treinamentos
Gestão de Competências
Carga Horária: 8 horas
Apresentação
A Gestão de Competências foi
introduzida no Brasil há cerca de 15 anos e desde então muitas organizações
implantaram o modelo, que se tornou um sucesso na prática de gestão de recursos
humanos.
As metodologias, no entanto, ainda são várias e não convergiram para um modelo único. Prova disso é que é possível encontrar diversas formas de abordar a competência na literatura e no mercado. Essa pluralidade conceitual dificulta sua assimilação pelo profissional de RH, que pode ficar desorientado com tantas maneiras de implantar o modelo, algumas delas divergentes entre si.
A Qualypro pesquisou o tema e encontrou sete abordagens que podem ser encontradas na literatura e nas empresas. Elas explicam por que algumas delas são tão diferentes entre si, por que algumas são mais trabalhosas e por que dão resultados diferentes.
Destaque especial será dado a abordagem normativa, que ganhou o Prêmio Ser Humano da ABRH-MG em 2002.
Este conhecimento é imprescindível para o profissional de RH que precisa implementar a gestão de competências e escolher a melhor abordagem para cada situação, sem correr o risco de cometer erros nessa escolha.
Público Alvo
Diretores,
Gerentes e Analistas de RH e de Treinamento; Coordenadores de Sistemas de
Gestão, Consultores de RH e demais interessados na gestão de pessoas.
Metodologia
Através
de exposição dialogada, apresentação de alternativas e modelos e exercícios
práticos o docente levará os participantes a ter um conhecimento global da
Gestão de RH por Competência.
I - Introdução à Gestão de Competências
A origem da GC
O que é e o que não é competência
II - Abordagens de competência em uso atualmente
Ambiental
Humanista
Normativa
Organizacional
Core Competence
Institucional
Híbrida
III - Processo de Gestão de Competências numa abordagem
normativa
Gap Analysis
Mapeamento de competências
Métodos de treinamento e desenvolvimento
V - Cases
Case de referência: Vallourec & Mannesmann: caso apresentado no 10º Congresso Mundial de Gestão de Recursos Humanos em 2004.
Case atual: BH Trans
Depoimentos
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