Treinamentos

ISO 9001: 2015 - Interpretação e Aplicação da Norma

Carga Horária: 16 horas

Apresentação

Com a interpretação e aplicação dos requisitos desta norma, os conceitos serão absorvidos e entendidos pelos profissionais, facilitando a implementação e manutenção desta norma nas organizações. Aspectos como gestão de processos, melhoria contínua, comunicação e foco no cliente, por exemplo, são requisitos que podem gerar resultados preciosos na satisfação de clientes e consequentemente nos resultados organizacionais.

Este evento já está adaptado com a estrutura da futura versão 2015 (versão DIS), cujas mudanças podem ser discutidas pelas empresas visando a adaptação antecipada.

Público Alvo

Diretores, Gerentes, Coordenadores, Supervisores, Profissionais ligados a sistemas de gestão da qualidade, auditores, analistas da qualidade.

Metodologia

Aulas expositivas com utilização de recursos visuais com aplicações teóricas e práticas.

Veja o conteúdo programático deste treinamento

    1- Apresentação

    1.1- O que é a NBR ISO 9001:2015

    1.2- Motivos da revisão

    1.3- Características básicas da NBR ISO 9001:2015

    1.4- Sistema da qualidade no 3º milênio

    1.5- Vantagens da NBR ISO 9001:2015

    2- Histórico da evolução da série ISO 9000

    3- Princípios do SGQ

    3.1- Organizacional

    3.2- Administração geral

    4 - Contexto da organização

    4.1 Compreensão da organização e seu contexto

    4.2 Compreensão das necessidades e expectativas das partes interessadas

    4.3 Determinação do escopo do sistema de gestão da qualidade

    4.4 Sistema de Gestão da Qualidade e de seus processos

    5 - Liderança

    5.1 Liderança e comprometimento

    5.1.1 Liderança e comprometimento para o sistema de gestão da qualidade

    5.1.2 Foco no cliente

    5.2 Política da Qualidade

    5.3 Funções organizacionais, responsabilidades e autoridades

    6. Planejamento para o sistema de gestão da qualidade

    6.1 Ações para tratar riscos e oportunidades

    6.2 Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los

    6.3 Planejamento de mudanças      

    7 Suporte

    7.1 Recursos

    7.1.1 Generalidades

    7.1.2 Pessoal

    7.1.3 Infraestrutura

    7.1.4 Ambiente para a operação de processos

    7.1.5 Recursos de monitoramento e medição

    7.1.6 Conhecimento organizacional

    7.2 Competência

    7.3 Consciência

    7.4 Comunicação

    7.5 Informação documentada

    7.5.1 Generalidades

    7.5.2 Criação e atualização

    7.5.3 Controle de informações documentadas

    8 Operação

    8.1 Planejamento e controle operacional

    8.2 Determinação dos requisitos de produtos e serviços

    8.2.1 Comunicação com o cliente

    8.2.2 Determinação de requisitos relacionados a produtos e serviços

    8.2.3 Análise dos requisitos relacionados aos produtos e serviços

    8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços

    8.3.1 Generalidades

    8.3.2 Planejamento de projeto e desenvolvimento

    8.3.3 Entradas de projeto e desenvolvimento

    8.3.4 Controles de projeto e desenvolvimento

    8.3.5 Saídas de projeto e desenvolvimento

    8.3.6 Alterações de projeto e desenvolvimento       

    8.4 Controle de produtos e serviços adquiridos externamente     

    8.4.1 Generalidades

    8.4.2 Tipo e extensão do controle do fornecimento externo

    8.4.3 Informações para fornecedores externos

    8.5 Produção e fornecimento de serviço

    8.5.1 Controle de produção e fornecimento de serviço

    8.5.2 Identificação e rastreabilidade

    8.5.3 Propriedade pertencentes a clientes ou fornecedores externos

    8.5.4 Preservação

    8.5.5 Atividades pós-entrega

    8.5.6 Controle de mudanças

    8.6 Lançamento de produtos e serviços

    8.7 Controle de saídas de processos, produtos e serviços não conformes

     9 Avaliação do desempenho

    9.1 Monitoramento, medição, análise e avaliação

    9.1.1 Generalidades

    9.1.2 Satisfação do cliente

    9.1.3 Análise e Avaliação

    9.2 Auditoria interna

    9.3 Análise crítica pela direção

     10 Melhoria

    10.1 Generalidades

    10.2 Não-conformidade e ação corretiva

    10.3 Melhoria contínua

    12 – Exercícios Práticos


    Com Claudemir Oribe

     Organizador e participante da reunião do SC-2 do WG-24 do TC-176, quando se discutiu a revisão da ISO 9001:2015 em 2013.

    Engenheiro; MBA Executivo e Mestre em Administração – Fundação Dom Cabral; Pós?graduado em Engenharia Econômica e Consultoria Organizacional; membro do CB-25 há mais de 15 anos com histórico de várias participações na elaboração , revisão e votação de normas; Especialização em Total Quality Management pela AOTS – Japão; l; Jurado da Convenção Mineira de CCQ’s – 2000; Ex-Lead Assessor em Sistema da Qualidade; Conferencista em Congressos de nacionais de Qualidade e RH por diversas ocasiões; Autor de artigos em revistas especializadas da área da Qualidade e RH; instrutor e Consultor Qualificado pelo Senai, Sebrae e UBQ; mais de 20 anos de experiência na Gestão da Qualidade e projetos de melhoria; atual colunista sobre MASP na Revista Banas Qualidade, com mais de 40 artigos já publicados sobre o tema.

    Participação Especial da Aline Fernandes: Coordenadora Comercial na ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, MBA em Gestão de Sistemas Integrados(ISO9001, ISO14001, OHSAS18001 e SA8000 Responsabilidade Social), auditora líder ABNT NBR ISO9001.

     

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