Treinamentos
Análise de Causa Raiz
Carga Horária: 16 horas
Apresentação
A etapa mais difícil na resolução de um problema é sem dúvida a descoberta de suas causas. Os profissionais e grupos de melhoria que recebem a responsabilidade de resolver problemas invariavelmente se deparam com essa dificuldade, independente da abordagem que se utilize para tratar o problema.
Para que a análise de causa raiz tenha sucesso ela deve levar à identificação do conjunto de causas comprovadas e explicar como o processo se desenrola desde o momento em que elas acontecem isoladamente ou de forma combinada para provocar o efeito indesejado.
No entanto, as deficiências de aprendizagem e o contexto organizacional acabam atrapalhando o processo de análise, dificultando a localização e o isolamento das causas reais de outras variáveis simétricas, podendo ocasionar a seleção e o tratamento das causas erradas. A consequência final desse processo pode ser o desperdício de recursos e a reincidência do problema.
Público Alvo
Profissionais da área da Qualidade;
membros de grupos de CCQs ou de melhoria da qualidade; gerentes e especialistas
que solucionam problemas de qualidade de produto, serviço ou processos no
ambiente de trabalho.
Metodologia
Conteúdo bastante rico e dinâmico,
envolvendo exposição teórica, estudos de caso, trabalhos em grupo e discussão
de apresentações em vídeo de trabalhos utilizando a metodologia.
Problemas reais das empresas dos participantes também serão utilizados para praticar o uso de ferramentas e contribuir para o retorno do investimento no treinamento.
I.Introdução
1.1
- Introdução
1.2
- Definição de problema
1.3
- Tipologias de problemas
1.4
- O que fazer com um problema: solução, resolução, dissolução
1.5
- Riscos e perigos durante a análise de causa raiz
II.Métodos de Solução de Problemas
2.1
- Princípios da metodologia científica
2.2
- Etapas da abordagem sistemática (MASP, QC-Story, etc)
2.3
- Por que a análise de causa é a mais difícil etapa
2.4
- Erros comuns durante a Análise de Causas
III.Análise de Causa Raiz
3.1
- O que é Análise de Causa Raiz
3.2
- Tipos de variáveis e relações causais
3.3
- Outras possibilidades para tratar problemas
3.4
- Análise de causas segundo Campos
3.5
- Etapas antecedentes à busca da causa
3.6
- Análise de Causa Raiz
3.7
- Tipos de análise e suas ferramentas
Hipóteses
Tendência
Frequência
Influência
Sequência
Variância
Relação
Correlação
Sequenciamento de ferramentas
3.8
- Condições para a análise eficaz da causa raiz
Do problema
Do método
Da empresa
Das pessoas envolvidas
Do contexto da empresa
3.9
- Confirmação das causas
3.10
- Causas típicas de problemas
3.11
- Análise através do método experimental
IV. Exercícios práticos
Depoimentos
Você já fez este treinamento?
Envie um depoimento!