Treinamentos

Análise de Causa Raiz

Carga Horária: 16 horas

Apresentação

A etapa mais difícil na resolução de um problema é sem dúvida a descoberta de suas causas. Os profissionais e grupos de melhoria que recebem a responsabilidade de resolver problemas invariavelmente se deparam com essa dificuldade, independente da abordagem que se utilize para tratar o problema.

Para que a análise de causa raiz tenha sucesso ela deve levar à identificação do conjunto de causas comprovadas e explicar como o processo se desenrola desde o momento em que elas acontecem isoladamente ou de forma combinada para provocar o efeito indesejado.

No entanto, as deficiências de aprendizagem e o contexto organizacional acabam atrapalhando o processo de análise, dificultando a localização e o isolamento das causas reais de outras variáveis simétricas, podendo ocasionar a seleção e o tratamento das causas erradas. A consequência final desse processo pode ser o desperdício de recursos e a reincidência do problema.


Público Alvo

Profissionais da área da Qualidade; membros de grupos de CCQs ou de melhoria da qualidade; gerentes e especialistas que solucionam problemas de qualidade de produto, serviço ou processos no ambiente de trabalho.

Metodologia

Conteúdo bastante rico e dinâmico, envolvendo exposição teórica, estudos de caso, trabalhos em grupo e discussão de apresentações em vídeo de trabalhos utilizando a metodologia.

Problemas reais das empresas dos participantes também serão utilizados para praticar o uso de ferramentas e contribuir para o retorno do investimento no treinamento.

Veja o conteúdo programático deste treinamento

    I.Introdução

    1.1 - Introdução

    1.2 - Definição de problema

    1.3 - Tipologias de problemas

    1.4 - O que fazer com um problema: solução, resolução, dissolução

    1.5 - Riscos e perigos durante a análise de causa raiz

    II.Métodos de Solução de Problemas

    2.1 - Princípios da metodologia científica

    2.2 - Etapas da abordagem sistemática (MASP, QC-Story, etc)

    2.3 - Por que a análise de causa é a mais difícil etapa

    2.4 - Erros comuns durante a Análise de Causas

    III.Análise de Causa Raiz

    3.1 - O que é Análise de Causa Raiz

    3.2 - Tipos de variáveis e relações causais

    3.3 - Outras possibilidades para tratar problemas

    3.4 - Análise de causas segundo Campos

    3.5 - Etapas antecedentes à busca da causa

    3.6 - Análise de Causa Raiz

    3.7 - Tipos de análise e suas ferramentas

            Hipóteses

         Tendência

         Frequência

         Influência

         Sequência

         Variância

         Relação

         Correlação

         Sequenciamento de ferramentas

    3.8 - Condições para a análise eficaz da causa raiz

         Do problema

         Do método

         Da empresa

         Das pessoas envolvidas

         Do contexto da empresa

    3.9 - Confirmação das causas

    3.10 - Causas típicas de problemas

    3.11 - Análise através do método experimental

    IV.   Exercícios práticos

     

Depoimentos

Você já fez este treinamento?

Envie um depoimento!