Treinamentos
Tratativa de Não Conformidade - Ação Corretiva
Carga Horária: 8 horas
Apresentação
Problemas acontecem a todo o momento no ambiente de
trabalho, provocando perdas que acabam refletindo na qualidade da empresa e na
satisfação dos clientes. Além disso, a tecnologia torna-se mais integrada e os
ciclos de processos cada vez mais curtos. Tais condições impoem um desafio
enorme para as empresas tratar e resolver problemas adequadamente. Para
enfrentar esse contexto progressivamente mais desafiador, é preciso que as
pessoas sejam dotadas de elevada capacidade de resolver problemas.
A habilidade de resolver problemas não é uma
característica inata de um grupo de pessoas. Qualquer é capaz de resolvê-los
eficazmente, independentemente do setor onde desenvolve suas atividades, desde
que prepare sua mente para tal propósito.
Mesmo os problemas mais difíceis sucumbem diante de
determinação, preparo e técnicas objetivas que evidenciam as causas e oferecem
alternativas para eliminá-las.
Público Alvo
Gerentes,
supervisores, coordenadores e técnicos e especialistas.
Metodologia
Aulas
expositivas com utilização de recursos audiovisuais, estudos de casos e
aplicações práticas.
1
- Introdução
§ A
importância de se resolver problemas
§ Porque
as ações corretivas falham
§ Classificando
problemas pela gravidade e frequência
§ As
abordagens resolutivas
§ Diferença
entre Correção x Ação Corretiva
§ Os
componentes de um problema: causa, sintoma, problema, consequência e impacto
2 – Etapas de uma ação
corretiva eficaz
§
Ciclo PDCA e
Ciclo CAPDCA
§
Passos de uma
ação corretiva: erros e acertos
§ Ferramentas
para identificação das Causas de Problemas
§ Ferramentas
para processos mais subjetivos e mais objetivos
§ Os 10 mandamentos para resolver problemas de Hosotani
3 - Práticas de Ações
Corretivas e Preventivas
§ Análise
das RNC’s da organização
§ Anpalise
de casos reais
§ Discussão
dos trabalhos
Depoimentos
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