Treinamentos
Análise de Causa Raíz - Melhore seu desempenho na etapa mais difícil da solução de problemas
Carga Horária: 8 horas
Apresentação
A etapa mais difícil na resolução de um problema é sem dúvida a descoberta de suas causas. Os profissionais e grupos de melhoria que recebem a responsabilidade de resolver problemas invariavelmente se deparam com essa dificuldade, independente da abordagem que se utilize para tratar o problema.
Para que a análise de causa raiz tenha sucesso ela deve levar à identificação do conjunto de causas comprovadas e explicar como o processo se desenrola desde o momento em que elas acontecem isoladamente ou de forma combinada para provocar o efeito indesejado.
No entanto, as deficiências de aprendizagem e o contexto organizacional acabam atrapalhando o processo de análise, dificultando a localização e o isolamento das causas reais de outras variáveis simétricas, podendo ocasionar a seleção e o tratamento das causas erradas. A conseqüência final desse processo pode ser o desperdício de recursos e a reincidência do problema.
A iniciativa inédita da Qualypro em montar este treinamento visa atender às demandas das organizações por meios mais eficazes de solucionar problemas, uma vez que a análise de causa raiz é o ponto nevrálgico de qualquer processo de solução de problemas e onde se gasta mais tempo, mais esforço e mais atenção das equipes. Sem uma análise de causa correta é praticamente impossível resolver problemas com eficácia.
Público Alvo
Profissionais da área da Qualidade; membros de grupos de CCQs ou de melhoria da qualidade; gerentes e especialistas que solucionam problemas de qualidade de produto, serviço ou processos no ambiente de trabalho.
Metodologia
Conteúdo bastante rico e dinâmico, envolvendo exposição teórica, estudos de caso, trabalhos em grupo e discussão de apresentações em vídeo de trabalhos utilizando a metodologia.
Problemas reais das empresas dos participantes também serão utilizados para praticar o uso de ferramentas e contribuir para o retorno do investimento no treinamento.
Veja o conteúdo programático deste treinamento
I.Introdução
1.1 - Introdução
1.2 - Definição de problema
1.3 - Tipologias de problemas
1.4 - O que fazer com um problema: solução, resolução, dissolução
1.5 - Riscos e perigos durante a análise de causa raiz
II.Métodos de Solução de Problemas
2.1 - Princípios da metodologia científica
2.2 - Etapas da abordagem sistemática (MASP, QC-Story, etc)
2.3 - Por que a análise de causa é a mais difícil etapa
2.4 - Erros comuns durante a Análise de Causas
III.Análise de Causa Raiz
3.1 - O que é Análise de Causa Raiz
3.2 - Tipos de variáveis e relações causais
3.3 - Outras possibilidades para tratar problemas
3.4 - Análise de causas segundo Campos
3.5 - Etapas antecedentes à busca da causa
3.6 - Análise de Causa Raiz
3.7 - Tipos de análise e suas ferramentas
Hipóteses
Tendência
Freqüência
Influência
Seqüência
Variância
Relação
Correlação
Seqüenciamento de ferramentas
3.8 - Condições para a análise eficaz da causa raiz
Do problema
Do método
Da empresa
Das pessoas envolvidas
Do contexto da empresa
3.9 - Confirmação das causas
3.10 - Causas típicas de problemas
3.11 - Análise através do método experimental
IV. Exercícios práticos
Depoimentos
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