Treinamentos

Formação de Componentes de Grupos de CCQ

Carga Horária: 16 horas

Apresentação

As exigências do mercado estão cada dia mais diversificadas e sofisticadas. Inovações tecnológicas caminham a passos largos e a competição é cada vez mais feroz. Para enfrentar essas ondas sucessivas de mudança, as empresas necessitam cada vez mais de pessoas dotadas de capacidade de resolver problemas.

Melhoria contínua, ações corretivas e preventivas são oportunidades que não devem ser desprezadas, de estudo e conhecimento de processos. A aplicação no ambiente administrativo também pode ser feita desde que haja uma compreensão sobre suas particularidades e sobre os ajustes necessários para a aplicação dos conceitos sobre o principal produto manuseado neste contexto: a informação.

A aplicação de técnicas de melhoria da qualidade na forma de grupos de CCQ’s difere de outros tipos de trabalhos de grupo. A ênfase no aprendizado, por exemplo, deve ser feita, sobretudo para iniciantes, para possibilitar a obtenção de resultados concretos futuros.

A adoção do CCQ pelas empresas contribui tanto para a empresa, na forma de melhoria de resultados quanto para a melhoria da empregabilidade dos funcionários, capacitando-os para desafios profissionais exigido pelo mundo moderno e globalizado.

São pequenos grupos de empregados voluntários que praticam a Qualidade Total em seu trabalho.

Através do trabalho em equipe, utilizam os métodos e ferramentas de análise e solução de problemas para se desenvolver e melhorar resultados operacionais e garantir o cumprimento de requisito de produto e processo.

Público Alvo

Pessoas de qualquer nível ou formação, que estejam interessadas e dispostas a solucionar problemas de qualidade de produto, serviço ou processos no ambiente de trabalho.

Metodologia

Aulas expositivas com utilização de recursos visuais com aplicações teóricas e práticas.
Veja o conteúdo programático deste treinamento
    Módulo I - Introdução
    · Origem do CCQ
    · Princípios do CCQ
    · Diferenças entre o CCQ e outros grupos de melhoria
    · O ciclo PDCA
    Módulo II – Métodos e Processos
    · Passos do PDCA para a Solução de Problemas
    · Compreendendo a melhoria contínua
    Módulo III – Ferramentas de Solução de Problemas
    · As 7 ferramentas da Qualidade e outras ferramentas de
       solução de problemas
    · Fluxograma
    · Brainstorming (Osborn)
    · Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa)
    · Diagrama de Afinidade
    · Diagrama de Pareto
    · Folha de Verificação
    · Carta de Tendência, Gráfico Seqüencial
    · Estratificação
    · GUT/REI (Kepner Tregoe)
    · 5W 2H
    · Como escolher adequadamente as ferramentas
    · Exercícios práticos
    Módulo IV – Projetos de Melhoria
    · Estruturando os CCQ’s na empresa: organização
    · Papéis dos membros do grupo
    · Definindo e Acompanhando Projetos
    · Estudos de caso          
    Módulo V – Aspectos Comportamentais
    · Fundamentos básicos da mudança - CHA
    · O triângulo “Motivação, método e persistência - MMP
    · Responsabilidades pela melhoria da qualidade
    · Projetos que dão certo e projetos que dão errado
    · Os 10 mandamentos para se resolver problemas direito
    · Frases assassinas

Depoimentos

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