Treinamentos

Gestão da Melhoria - A obtenção de resultados por meio de uma abordagem responsiva

Carga Horária: 16 horas

Apresentação

As organizações que possuem sistemas de gestão certificados precisam melhorar os indicadores e a satisfação de clientes e outras partes envolvidas para garantir a eficácia do sistema como um todo.

No entanto, as abordagens propostas nas normas de gestão enfatizam de forma não intencional as ações de natureza pontual ou circunstancial. O tratamento de produtos não conforme, ações corretivas, ações preventivas e mesmo a análise feita pela direção, tem sido utilizadas pelas empresas apenas numa perspectiva de curto prazo (apaga incêndio), deixando de aproveitar as vantagens de uma abordagem gerencial e até mesmo estratégica.

A melhoria deve ser planejada de forma mais responsiva, como um conjunto de ações táticas e operacionais que visam um resultado futuro e um desenvolvimento mais deliberado e gerenciado. A conseqüência disso é que a organização atuará com mais foco, as pessoas saberão quais são as prioridades organizacionais e a direção poderá acompanhar o desenvolvimento contínuo de seus esforços pela qualidade e no investimento na implantação do Sistema.

Este curso irá desenvolver e capacitar os participantes a planejar a melhoria e a utilizar métodos de trabalho que se afastam da gestão contingencial para uma atuação gerencial coordenada.

A conseqüência da adoção desta abordagem é o posicionamento da melhoria numa condição mais estratégica e, portanto, com mais chance de ser estruturada numa visão de longo prazo.

Público Alvo

Representantes da Direção (RDs), Gerentes de sistemas de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança; Supervisores e Analistas da Qualidade; Gerentes da Produção; empresários e Consultores Empresariais.

Metodologia

Conteúdo bastante rico envolvendo exposição teórica, estudos de caso, trabalhos em grupo e discussão de propostas de trabalho para a Gestão da Melhoria.

Problemas reais das empresas dos participantes também poderão ser utilizados para ilustrar o tema e enriquecer o desenvolvimento humano e profissional.
Veja o conteúdo programático deste treinamento
    I - Introdução
       1.1 - Constatações do mundo empresarial atual
       1.2 – Processos de melhoria na linha normativa
       1.3 – Armadilhas de uma leitura “dura” das normas de Sistemas de Gestão
       1.4 – Processos usuais de melhoria e suas conseqüências negativas
    II - A Gestão da Melhoria numa abordagem responsiva
       2.1 – Descrição da abordagem
       2.2 – Características da melhoria como um processo gerenciado
       2.3 – Vantagens da abordagem
       2.4 – Processo de Gestão da Melhoria
       2.5 – Atividades relevantes porém normalmente ausentes num SGQ
       2.6 – Atividades de melhoria de performance
       2.7 – Planejamento da melhoria
       2.8 – Acompanhamento das atividades de melhoria
       2.9 – Implantação da Gestão da Melhoria
    III – Impactos no Sistema de Gestão
       3.1 – Processos do SGQ (Cap. 4.1 – Norma ISO 9001)
       3.2 – Controle de documentos e registros
       3.3 – Melhoria contínua
       3.4 – Ação corretiva e preventiva
       3.5 – Análise crítica pela direção
       3.6 – Conscientização e motivação para a qualidade
       3.7 – O novo papel do RD

Depoimentos

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