Treinamentos
Plano Anual de Treinamentos
Carga Horária: 8 horas
Apresentação
Público Alvo
Metodologia
I - Introdução
1. Treinamento e competitividade
2. Diferença entre o LNT reativo e ANT interativa
3. Problemas comuns abordagem reativa do LNT
4. Dinâmica do Processo de T&D
5. Diferença entre T&D Convencional e de Resultados
II – Definições de necessidades de treinamento segundo a ISO 10.015
1. Etapas de um ciclo de treinamento
2. Definição das necessidades de treinamento
3. Vantagens do uso da ISO 10.015 como referência ao processo de ANT
4. Processo de ANT: modelo de Deborah Tobey (ASTD)
III – Análise das Necessidades de Treinamento
1. Requisitos e princípios
2. Entradas do plano de Treinamento
a. Análise e desdobramento estratégico
b. Gap Analysis
c. Objetivos e Metas
d. Matriz de Habilidades
e. Pesquisa de Comportamento
f. Pré-teste
g. Pesquisas de interesse
h. Focus group
i. Projetos de implantações e de novos produtos
j. Solicitação de empregados
IV – Elaboração do Plano de Treinamento
1. Definição de plano, programa, treinamento e evento
2. Conteúdo do Plano de Treinamento
3. A utilidade das tipologias de treinamento
4. Definindo a avaliação de eficácia
5. Orçamento e ROI previsto
6. Definição e análise do perfil do investimento em T&D
7. Matriz de Configuração: finalmente seu Diretor vai entender os objetivos do treinamento
V – Considerações recentes
1. Análise de contexto
o Como o contexto de aplicação influencia o resultado
o Contexto de natureza psicossocial
o Contexto de natureza técnico-estrutural
2. Como minimizar contextos desfavoráveis à aplicação
3. Modelo de Human Performance Improvement - HPI
Exercícios práticos durante todo o evento
Os participantes receberão vários modelos de formulários em papel e em meio eletrônico para uso direto ou adaptação para suas próprias necessidades.
Algumas empresas participantes deste ou de outros eventos sobre T&D com o facilitador Claudemir Oribe:
3M, ArcelorMittal, Aethra Componentes, Alstom Brasil, Ambev, Aracruz Celulose, Banco do Brasil, Banco Mercantil do Brasil, Belgo Mineira Bekaert, Baterias Moura, Boticário, BVQI, Café Pelé, Carrefour, Chesf, Chocolates Garoto, Coca Cola, Coelba, Companhia Industrial de Vidros – CIV, Copasa, Correios, Cosan, DixieToga, Dohler, Eka Chemicals do Brasil, Esmaltec, FIEMG, FIEB, FIEC, FIERGS, Furnas, John Deere, Infraero, Klabin, Mahle Metal Leve, Mendes Junior, Pado, Perdigão, Prosegur, TAP, Saint Gobain, Secretaria de Estado da Fazenda de MG, Senac MG, Siemens, Superior Tribunal de Justiça – STJ, Taurus, Thyssenkrupp, TRE-MG, Unimed, Usiminas.
Claudemir Y. Oribe
- Vencedor do Prêmio “As Melhores Práticas em Gestão de Pessoas” da ABRH-MG (2002);
- Conferencista por cinco ocasiões no Congresso Brasileiro de Qualidade e Produtividade, incluindo o tema de Gestão de Competências e Avaliação de Treinamentos;
- Conferencista no Congresso Brasileiro de T&D (2011);
- Coordenador do curso de Pós-Graduação em Gestão de T&D da PUC-Minas (2012);
- Mestre em Administração e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral;
- Curso Quality Management pela AOTS/ Japão;
- Pioneiro na aplicação da Norma ISO 10.015 – diretrizes para treinamento, no Brasil;
- Especialização em Consultoria Organizacional pelo SEBRAE;
- Autor de diversos artigos publicados sobre gestão da qualidade e do treinamento;
- Especialista em Gestão de Competências, Gestão de T&D, métodos e técnicas de LNT e Avaliação de treinamento;
- Criador da tipologia de treinamentos na perspectiva organizacional;
- Sócio e Diretor de Projetos da QualyPro.
Depoimentos
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