Treinamentos

Plano Anual de Treinamentos

Carga Horária: 8 horas

Apresentação

A certificação de sistemas da qualidade e a pressão por resultados tem colocado a questão do treinamento na pauta do dia-a-dia. Como a primeira atividade desse processo, o levantamento de necessidades de treinamento tem que considerar as intenções estratégicas e o desempenho da organização, das equipes e das pessoas. Além disso, questões como índice de retrabalho, devoluções de clientes e outros indicadores são elementos fundamentais na elaboração do programa de treinamento. Com muita frequência, as empresas apelam para o LNT reativo, que consiste em perguntar às pessoas que treinamento desejam, o que leva a resultados previsíveis e bastante limitados.

Todo o processo do ciclo de treinamento precisa ser feito numa abordagem top-down para que as atividades identificadas sejam consequencia das necessidades organizacionais. O alinhamento do plano de desenvolvimento de recursos humanos com a estratégia melhora as chances de sucesso dos programas de treinamento e contribui para a obtenção de resultados concretos para a organização, incluindo a possibilidade de retorno sobre o investimento - ROI.

Para ampliar as chances de sucesso de seu programa de treinamento a QualyPro desenvolveu um programa especificamente para Analistas de RH e T&D contendo as melhores práticas de análise de de necessidades de treinamento. Este programa é composto de técnicas consagradas, bem explicadas e apresentadas em rico material didático, incluindo formulários impressos e eletrônicos, modelos conceituais e práticos, processos e procedimentos detalhados. O conteúdo deste evento é parte da metodologia Gestão da Competência, premiada pela ABRH-MG com o prêmio “As Melhores Práticas de Gestão de Pessoas” (2002) e apresentada no Xo Congresso Mundial de Recursos Humanos (2004).

Este evento se destina às organizações que:
- precisam maximizar os resultados obtidos nos treinamentos
- melhorar desempenhos
- aumentar as competências de sua equipe
- assegurar consistência entre o plano de treinamentos e a real necessidade
- minimizar desperdícios de recursos
- aumentar as chances de obtenção do ROI em treinamento

Público Alvo

Gerentes e Analistas de RH, T&D e de Desenvolvimento de Pessoas; Diretores, Gerentes e Supervisores que necessitam desenvolver seu pessoal.

Metodologia

Fundamentação teórica, apresentação e discussão de exemplos e casos; prática com exercícios utilizando os métodos e ferramentas apresentadas.
Veja o conteúdo programático deste treinamento

    I - Introdução

    1. Treinamento e competitividade

    2. Diferença entre o LNT reativo e ANT interativa

    3. Problemas comuns abordagem reativa do LNT

    4. Dinâmica do Processo de T&D

    5. Diferença entre T&D Convencional e de Resultados

    II – Definições de necessidades de treinamento segundo a ISO 10.015

    1.  Etapas de um ciclo de treinamento

    2.  Definição das necessidades de treinamento

    3.  Vantagens do uso da ISO 10.015 como referência ao processo de ANT

    4.  Processo de ANT: modelo de Deborah Tobey (ASTD)

    III – Análise das Necessidades de Treinamento

    1.  Requisitos e princípios

    2.  Entradas do plano de Treinamento

    a.  Análise e desdobramento estratégico

    b.  Gap Analysis

    c.  Objetivos e Metas

    d.  Matriz de Habilidades

    e.  Pesquisa de Comportamento

    f.  Pré-teste

    g.  Pesquisas de interesse

    h.  Focus group

    i.   Projetos de implantações e de novos produtos

    j.   Solicitação de empregados

    IV – Elaboração do Plano de Treinamento

    1.  Definição de plano, programa, treinamento e evento

    2.  Conteúdo do Plano de Treinamento

    3.  A utilidade das tipologias de treinamento

    4.  Definindo a avaliação de eficácia

    5.  Orçamento e ROI previsto

    6.  Definição e análise do perfil do investimento em T&D

    7.  Matriz de Configuração: finalmente seu Diretor vai entender os objetivos do treinamento

    V – Considerações recentes

    1. Análise de contexto

    o  Como o contexto de aplicação influencia o resultado

    o  Contexto de natureza psicossocial

    o  Contexto de natureza técnico-estrutural

    2. Como minimizar contextos desfavoráveis à aplicação

    3. Modelo de Human Performance Improvement - HPI

    Exercícios práticos durante todo o evento

    Os participantes receberão vários modelos de formulários em papel e em meio eletrônico para uso direto ou adaptação para suas próprias necessidades.

    Algumas empresas participantes deste ou de outros eventos sobre T&D com o facilitador Claudemir Oribe:

    3M, ArcelorMittal, Aethra Componentes, Alstom Brasil, Ambev, Aracruz Celulose, Banco do Brasil, Banco Mercantil do Brasil, Belgo Mineira Bekaert, Baterias Moura, Boticário, BVQI, Café Pelé, Carrefour, Chesf, Chocolates Garoto, Coca Cola, Coelba, Companhia Industrial de Vidros – CIV, Copasa, Correios, Cosan, DixieToga, Dohler, Eka Chemicals do Brasil, Esmaltec, FIEMG, FIEB, FIEC, FIERGS, Furnas, John Deere, Infraero, Klabin, Mahle Metal Leve, Mendes Junior, Pado, Perdigão, Prosegur, TAP, Saint Gobain, Secretaria de Estado da Fazenda de MG, Senac MG, Siemens, Superior Tribunal de Justiça – STJ, Taurus, Thyssenkrupp, TRE-MG, Unimed, Usiminas.

    Claudemir Y. Oribe

    - Vencedor do Prêmio “As Melhores Práticas em Gestão de Pessoas” da ABRH-MG (2002);
    -  Conferencista por cinco ocasiões no Congresso Brasileiro de Qualidade e Produtividade, incluindo o tema de Gestão de Competências e Avaliação de Treinamentos;
    - Conferencista no Congresso Brasileiro de T&D (2011);
    - Coordenador do curso de Pós-Graduação em Gestão de T&D da PUC-Minas (2012);
    - Mestre em Administração e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral;
    - Curso Quality Management pela AOTS/ Japão;
    - Pioneiro na aplicação da Norma ISO 10.015 – diretrizes para treinamento, no Brasil;
    - Especialização em Consultoria Organizacional pelo SEBRAE;
    - Autor de diversos artigos publicados sobre gestão da qualidade e do treinamento;
    - Especialista em Gestão de Competências, Gestão de T&D, métodos e técnicas de LNT e Avaliação de treinamento;
    - Criador da tipologia de treinamentos na perspectiva organizacional;
    - Sócio e Diretor de Projetos da QualyPro.

Depoimentos

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