Treinamentos
Indicadores de RH - Transformando o RH em Centro de Resultados
Carga Horária: 16 horas
Apresentação
Diante de um ambiente cada vez mais competitivo, as organizações tem trabalhado duro para aumentar seu potencial de crescimento e sobrevivência. Tal pressão vem repercutindo em toda a estrutura organizacional, incluindo o RH, que vem rediscutindo seu papel diante deste contexto.
Gerenciar é uma tarefa que exige, além de tudo, planejamento e controle. Para que funcione de forma adequada, um sistema de medição e acompanhamento de desempenho deve ser construído de forma alinhada à estratégia e consistente entre si. Nesses tempos de turbulência e incertezas é fundamental que o RH entenda claramente as variáveis do desempenho e que coordene esforços para que elas sejam controladas para a obtenção de resultados crescentes.
Hoje em dia, não há como obter distinção, sem a implantação de um sistema sofisticado de gestão que mostre o caminho, dirija esforços e que aponte eventuais problemas à tempo de serem resolvidos, comprometimento da estratégia comporativa. De outra forma, os resultados serão incertos e casuais, sem possibilidade de reprodução.
O RH pode ser gerenciada de maneira profissional e estruturada, da mesma forma que a áreas relacionadas ao negócio. Este evento servirá para discutir o contexto competitivo e como o RH pode responder para que se una no propósito maior de produzir resultados na esfera organizacional e estratégica.
Público Alvo
Diretores, Gerentes e Analistas de Recursos Humanos, de Treinamento e de Desenvolvimento de Pessoas; dirigentes empresariais; Consultores e demais interessados na gestão de recursos humanos.
Metodologia
Apresentação teórica, apresentação de situações reais, exercícios práticos utilizando os métodos e ferramentas apresentadas além das experiências dos participantes.
Veja o conteúdo programático deste treinamento
I. Introdução
Ambiente competitivo
Como as pressões do ambiente afetam o RH
Como o RH é visto pela Organização e pelos gestores
RH Tradicional versus RH para Resultados
A nova realidade do RH
Os dois papéis do RH nos tempos de hoje
A dicotomia do RH estratégico e o RH operacional
II. Atividades da gestão de desempenho
Porquê medir o desempenho do RH
Tipos de indicadores
Elementos básicos de um indicador
III. Indicadores de conhecimento de base
IV. Indicadores de processos recorrentes
V. Indicadores de projetos ad hoc
Projetos estratégicos de longo prazo
Vetores estratégicos atuais em RH
- Capital Humano
- Projetos de melhoria de curto prazo
VI. Desdobramento estratégico e BSC
o Critérios para escolha de um conjunto de indicadores
o Definição de outcomes e drivers
o Relações de causa e efeito do sistema de medição
o Fatores críticos de sucesso
o Plano de controle
o Correlação entre indicadores internos e externos
o Comunicação e interpretação de indicadores
VII. Dificuldades da implementação de um sistema de medição
VIII. Atividades práticas