Treinamentos

Indicadores de RH - Transformando o RH em Centro de Resultados

Carga Horária: 16 horas

Apresentação

Diante de um ambiente cada vez mais competitivo, as organizações tem trabalhado duro para aumentar seu potencial de crescimento e sobrevivência. Tal pressão vem repercutindo em toda a estrutura organizacional, incluindo o RH, que vem rediscutindo seu papel diante deste contexto.

Gerenciar é uma tarefa que exige, além de tudo, planejamento e controle. Para que funcione de forma adequada, um sistema de medição e acompanhamento de desempenho deve ser construído de forma alinhada à estratégia e consistente entre si. Nesses tempos de turbulência e incertezas é fundamental que o RH entenda claramente as variáveis do desempenho e que coordene esforços para que elas sejam controladas para a obtenção de resultados crescentes.

Hoje em dia, não há como obter distinção, sem a implantação de um sistema sofisticado de gestão que mostre o caminho, dirija esforços e que aponte eventuais problemas à tempo de serem resolvidos, comprometimento da estratégia comporativa. De outra forma, os resultados serão incertos e casuais, sem possibilidade de reprodução.

O RH pode ser gerenciada de maneira profissional e estruturada, da mesma forma que a áreas relacionadas ao negócio. Este evento servirá para discutir o contexto competitivo e como o RH pode responder para que se una no propósito maior de produzir resultados na esfera organizacional e estratégica.

Público Alvo

Diretores, Gerentes e Analistas de Recursos Humanos, de Treinamento e de Desenvolvimento de Pessoas; dirigentes empresariais; Consultores e demais interessados na gestão de recursos humanos.

Metodologia

Apresentação teórica, apresentação de situações reais, exercícios práticos utilizando os métodos e ferramentas apresentadas além das experiências dos participantes.
Veja o conteúdo programático deste treinamento
    I.   Introdução
    Ambiente competitivo
    Como as pressões do ambiente afetam o RH 
    Como o RH é visto pela Organização e pelos gestores
    RH Tradicional versus RH para Resultados
    A nova realidade do RH
    Os dois papéis do RH nos tempos de hoje
    A dicotomia do RH estratégico e o RH operacional
    II.   Atividades da gestão de desempenho
    Porquê medir o desempenho do RH
    Tipos de indicadores
    Elementos básicos de um indicador
    III.   Indicadores de conhecimento de base
    IV.   Indicadores de processos recorrentes
    V.   Indicadores de projetos ad hoc
    Projetos estratégicos de longo prazo
    Vetores estratégicos atuais em RH
    - Capital Humano
    - Projetos de melhoria de curto prazo
    VI.   Desdobramento estratégico e BSC
    o      Critérios para escolha de um conjunto de indicadores
    o      Definição de outcomes e drivers
    o      Relações de causa e efeito do sistema de medição
    o      Fatores críticos de sucesso
    o      Plano de controle
    o      Correlação entre indicadores internos e externos
    o      Comunicação e interpretação de indicadores
    VII.   Dificuldades da implementação de um sistema de medição
    VIII.   Atividades práticas

    Facilitador: Claudemir Y. Oribe

    • Vencedor do Prêmio “As Melhores Práticas em Gestão de Pessoas” da ABRH-MG (2002);

    • Conferencista por cinco ocasiões no Congresso Brasileiro de Qualidade e Produtividade, incluindo o tema de Gestão de Competências e Avaliação de Treinamentos;

    • Conferencista no Congresso Brasileiro de T&D (2011);

    • Coordenador do curso de Pós-Graduação em Gestão de T&D da PUC-Minas (2012);

    • Mestre em Administração e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral;

    • Curso Quality Management pela AOTS/ Japão;

    • Pioneiro na aplicação da Norma ISO 10.015 – diretrizes para treinamento, no Brasil;

    • Especialização em Consultoria Organizacional pelo SEBRAE;

    • Autor de diversos artigos publicados sobre gestão da qualidade e do treinamento;

    • Especialista em Gestão de Competências, Gestão de T&D, métodos e técnicas de LNT e Avaliação de treinamento;

    • Criador da tipologia de treinamentos na perspectiva organizacional;

    • Sócio e Diretor de Projetos da QualyPro



Depoimentos

"O curso traz um conhecimento novo e adequado à realidade profissional além de despertar o desejo pelo conhecimento mais aprofundado dos números da área de Recursos Humanos."

Fabiane Rocha

Injeplastic Injeção e Comercialização de Plástico

"O treinamento sobre indicadores de RH é excelente, com material adequado e com instrutor que domina o tema, com certeza foi muito além das minhas expectativas."

Márcia Dornas

Powercoat Tratamento de Superfícies ltda

"Teoria e conceito colocados em prática no próprio treinamento. Excelente!"

Adolfo Magalhães

TV Globo

"O curso Indicadores de RH da Qualypro auxilia o profissional da área na DIFÍCIL mensuração e reporte dos resultados."

Luiz Myrrha

MRV Engenharia

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