Treinamentos
Planejamento Estratégico de RH
Carga Horária: 16 horas
Apresentação
As empresas, ao longo do tempo, se modernizam, aumentam de porte e ou implementam novos projetos e ou programas, dando origem a diferentes configurações de Sistemas de RH em função de características específicas de cada organização.
Independentemente da proporção e configuração desses sistemas, o que importa é que a empresa precisa garantir que os resultados gerados por essas atividades e ou subsistemas atuem de maneira integrada, racionalizada e com vistas ao atingimento de resultados organizacionais.
Com isso é preciso questionar:
Quais são as atividades e ou programas prioritários a serem implantados na empresa?
Que tipos de ferramentas e instrumentos de gestão de RH a empresa precisa ter?
Como devemos implantar as atividades, programas, etc?
Quais as técnicas utilizadas para controle e acompanhamento dos processos?
Para responder a essas e outras questões, a empresa terá de planejar estrategicamente suas atividades de RH com foco no desenvolvimento organizacional.
Assim começamos a pensar em um Planejamento Estratégico de RH.
O Planejamento Estratégico de RH consiste num conjunto de ações planejadas e organizadas de maneira estratégica para identificar necessidades das empresas quanto ao gerenciamento eficaz de seus recursos humanos, visando possibilitar ganhos reais de produtividade, qualidade e competitividade, bem como satisfazer os anseios pessoais e profissionais de seus colaboradores.
A proposta da Qualypro em montar este treinamento visa atender a demanda dos profissionais de recursos humanos em responder a estes questionamentos.
Público Alvo
Profissionais da área de Recursos Humanos voltados para o gerenciamento dos principais subsistemas de RH.Metodologia
Abordagem conceitual com etapas “vivenciais” elaboradas de forma customizada, de acordo com a realidade de cada turma.
Veja o conteúdo programático deste treinamento
I. Introdução
1.1 - Introdução
1.2 - Definição de planejamento estratégico da área de RH
1.3 – O processo de planejamento
1.4 – Transformações na área de RH
1.5 - Análise do ambiente externo e interno de RH
1.6 – Necessidades Organizacionais que envolvem RH
II. Projetos e programas internos
2.1 – A necessidade de desenvolvimento de um projeto.
2.2 – As origens de um projeto
2.3 – Características de um projeto
2.4 – Fases de um projeto: ciclo de vida
III. Gestão da Mudança
3.1 – Definição de Mudança
3.2 – Fases da gestão da mudança
§ O envolvimento
§ O desenvolvimento
§ A internalização
IV. Gestão de Processos
4.1 – Gestão de processos como Instrumento para obtenção do Sincronismo Organizacional
4.2 – Metodologia (estrutura, conceitos e ferramentas)
4.3 – Aplicação Prática
5. A metodologia balanced scoredcard (BSC) como ferramenta para a gestão de pessoas
5.1 – A gestão da estratégia: quatro processos.
5.2 – O BSC na gestão de pessoas
Fase1: defina com clareza a estratégia de negócios
Fase2: desenvolva um argumento de negócios para gestão de pessoas como ativo estratégico
Fase3: crie um mapa estratégico
Fase4: identifique os produtos de gestão de pessoas dentro do mapa estratégico
Fase5: alinhe a arquitetura de gestão de pessoas aos produtos
Fase6: projete o sistema estratégico de mensuração de gestão de pessoas
Fase7: implemente a gestão por mensuração
Depoimentos
Você já fez este treinamento?
Envie um depoimento!