Treinamentos
Avaliação de Comportamentos nas Organizações: Conceitos, Métodos e Técnicas
Carga Horária: 16 horas
Apresentação
As organizações modernas estão inseridas em contextos mercadológicos, econômicos e tecnológicos bastante adversos. E para preparar as pessoas para o ambiente, são investidos milhões de reais em sua formação e desenvolvimento, aperfeiçoando conhecimentos, habilidades e comportamentos.
Muitas técnicas para a mensuração de conhecimentos e habilidades já existem e estão bem evoluídas. No entanto, a avaliação de comportamento permanece pouco explorada, deixando os profissionais de Recursos Humanos sem instrumentos para medir e avaliar o progresso dos esforços empreendidos.
Este treinamento tem por objetivo dotar os participantes dos conceitos, métodos e técnicas desenvolvidas para a avaliação comportamental, incluindo desenho do processo, coleta de dados, tabulação, análise e apresentação de resultados para tomada de decisões que possam aperfeiçoar o comportamento organizacional.
Público Alvo
Profissionais de RH, T&D e de Gestão da Qualidade que necessitam mensurar os resultados de programas motivacionais, comportamentais, de conscientização e de satisfação de clientes.
Metodologia
Aula presencial e expositiva sobre conceitos, definições, métodos e instrumentos de avaliação e análise; estudos de caso e trabalhos em grupo.
Veja o conteúdo programático deste treinamento
1- Definição de avaliação
Fundamentos da pesquisa em ciências sociais
Diferenças entre pesquisa e avaliação
O que avaliação é e o que não é
Por quê avaliar?
O que pode ser avaliado?
Por que a avaliação é tão negligenciada?
Tipos de avaliação
Aprendizado
Performance
Mudança comportamental
A lógica da avaliação
Avaliação interna e externa
2- Processo de avaliação
Planejamento da avaliação
Objetivação e transparência
Influência e responsabilidade
Abordagem qualitativa
Abordagem quantitativa
Desenvolvimento de questões chave
Pesquisa exploratória
Aspectos importantes de desenho de avaliação
Técnicas de Amostragem
Definição do método de coleta de dados
Observação estruturada
Surveys e questionários
Escala de Likert e outras escalas
Entrevistas individuais e focus group
Observação participante
Tabulação e análise de dados
3- Maximizando o processo de avaliação
Comunicação e relato
Estratégias de implementação
Ética no processo de avaliação
Depoimentos
Você já fez este treinamento?
Envie um depoimento!