Treinamentos

PAP - Planejamento Agregado de Produção

Carga Horária: 16 horas

Apresentação

O Planejamento Agregado de Produção ( PAP ) é uma ferramenta gerencial que representa uma das mais importantes decisões a médio prazo , sendo uma ponte de ligação entre o Planejamento da Capacidade Produtiva e a Programação e Controle da Produção e Operações.

 De fato, esta metodologia torna-se um ponto estratégico de ligação entre as previsões de demanda de vendas das indústrias e as alternativas de produção disponíveis no mercado. O PAP visa selecionar a alternativa mais econômica de produção, dentre as várias alternativas disponíveis.

 O PAP visa também compatibilizar os recursos produtivos da empresa com a demanda agregada, em um horizonte de 5 a 18 meses aproximadamente, que pode ser considerado um horizonte de médio prazo. Através dessa adequação, a empresa define uma estratégia de operações que pode ser, por exemplo, adequar os recursos necessários ao atendimento da demanda, atuar na demanda a fim de que os recursos disponíveis possam atendê-la e adotar uma estratégia mista, ou seja, atuar tanto nos recursos como na demanda.

 Resumindo, a grande maioria das empresas tem um portfolio de produtos diferentes, chegando muitas vezes à casa de centenas, tornando-se quase impossível efetuar uma previsão de demanda para cada produto fabricado. Para solucionar um problema dessa envergadura, deve-se definir uma metodologia de “agrupar”  ou  “ agregar” a demanda desses vários produtos em um único número bem baixo, que seja representativo do todo. A demanda prevista para esse produto básico é denominada “ demanda agregada” . 

 

Público Alvo

Gerentes de Produção, Supervisores, Administradores de Empresas,   Contadores,

Economistas, Engenheiros, Vendedores, Compradores e Técnicos de Nível Médio, ligados direta ou indiretamente à elaboração de  orçamentos de vendas e de produção e às estratégias de produção.

Metodologia

Aulas Expositivas com utilização de recursos audiovisuais, estudos de casos e aplicações práticas.

Veja o conteúdo programático deste treinamento

    1.   O que é o “ Planejamento Agregado de Produção” – PAP

    Origem, finalidade, aplicação, impactos e benefícios da sua aplicação nas indústrias de micro, pequeno, médio e de grande  porte.

     2. Porque o PAP é  fundamental para o dimensionamento dos recursos humanos e financeiros nas linhas de produção das indústrias ?

    Se analisarmos as dificuldades atuais das áreas de marketing em quase todo o mundo, na definição dos tamanhos dos mercados consumidores dos produtos, que integram os  portfolios  das empresas, faz-se mister aplicar uma metodologia que atenda as suas demandas, independentemente de suas oscilações no mercado.

     3- Definição do Perfil da Demanda

    Pode-se obter os perfis de demanda dos produtos de uma empresa, para o horizonte de planejamento desejado, representando-os graficamente. Se o produto é de consumo irregular ou sazonal, não podemos dimensionar os recursos do chão de fábrica pela média da demanda, pois inevitavelmente teremos faltas ou excessos de estoque, o que seria indesejável. O PAP visa harmonizar esta situação, pesquisando alternativas de menor custo para a empresa.

     4- Elaboração do PAP para a alternativa de se estocar na baixa demanda para atender os períodos de alta demanda.

    Serão discutidas as vantagens e desvantagens dessa alternativa, a sua viabilidade técnica e econômica, a sua aplicabilidade em função dos perfis de cada empresa e de sua natureza social. Aplicação através de Estudo de Caso sobre a alternativa.

     5- Elaboração do PAP para a alternativa de se produzir com recursos próprios e de se contratar o excesso da demanda através de firmas terceirizadas.

    Serão discutidas as vantagens e desvantagens desta alternativa, a sua viabilidade técnica e comercial, a sua aplicabilidade nas empresas em função das oscilações de demanda e a possibilidade teórica de produção com demanda ilimitada.

     6- Elaboração do PAP para a alternativa de se produzir com recursos próprios e com a utilização de horas extras.

    Nesta alternativa serão também abordadas as vantagens e desvantagens de se produzir regularmente a capacidade máxima produtiva, atendendo os excessos de demanda através do regime de horas extras. Será apresentado um estudo de caso envolvendo esta alternativa.

     7- Elaboração do PAP para a alternativa de se produzir através do critério de admissão temporária e de demissão de funcionários.

    Serão discutidos os aspectos de viabilidade técnica, jurídica e econômica dessa alternativa, para alguns segmentos de mercado de empresas industriais e de prestadoras de serviços. Será apresentado um estudo de caso com o objetivo de melhor direcionar a aplicação da alternativa. Serão também discutidas as sua vantagens e desvantagens .

     8- Estudo de caso sobre a simulação de todas as alternativas de produção, de forma integrada.

    Será  apresentado um estudo de caso sobre a mesma empresa, apresentando a aplicação de todas as alternativas orçamentárias de produção, em função das demandas mensais de um determinado produto, para que se faça a escolha da melhor alternativa.

Depoimentos

Você já fez este treinamento?

Envie um depoimento!