Treinamentos
Desenvolvimento de Analistas de T&D
Carga Horária: 16 horas
Apresentação
Desenvolver pessoas é
fundamental para aumentar os resultados organizacionais. O sucesso nessa missão
depende de processos, procedimentos e instrumentos bem desenhados, de forma a
compor um conjunto de diferentes olhares, cada qual com uma perspectiva sobre a
necessidade de desenvolvimento.
Este evento é direcionado à profissionais de Treinamento & Desenvolvimento de pessoas e está estruturado em três partes.
A primeira irá apresentar e discutir o contexto do trabalho e avaliar os aspectos da gestão organizacional que direcionam esforços no desenvolvimento de pessoas. A segunda parte irá desenvolver habilidades para a identificação de necessidades de treinamento, alinhados com os objetivos da empresa, das equipes e das pessoas. A terceira parte fecha com a discussão dos métodos de avaliação de eficácia de treinamento, incluído o cálculo do ROI – retorno do investimento em termos econômicos.
Esta formação é essencial para Analistas de T&D e RH que estejam reestruturar seus processos no sentido de aumentar sua contribuição aos resultados do negócio e da empresa.
Público Alvo
Profissionais de Recursos Humanos em geral; Gerentes, Supervisores, Administradores, Psicólogos, Pedagogos e outros profissionais envolvidos ou interessados na atividade de Treinamento & Desenvolvimento.
Métodos também baseados no livro Capital Humano - desenvolvendo planos de treinamento realmente eficazes (Altabooks, 2022).
Metodologia
A metodologia é predominantemente prática, centrada nos principais interesses das organizações e dos participantes; serão utilizados recursos diversos como bibliografia, pesquisas acadêmicas interpretadas, exercícios, estudos de caso, debates orientados, estudos de caso e discussão de instrumentos. Ao final cada participante receberá os modelos de formulários e textos utilizados ou discutidos no evento.
Módulo I –
o contexto
O contexto do trabalho e da mão de obra
Diferença entre T&D Convencional e de Resultados
A retórica do treinamento como investimento
Módulo II –
Processos de T&D
Abordagem reativa do LNT
Falsos pressupostos do LNT reativo
Abordagem Interativa ou Proativa do ANT
Processo de ANT: Modelo ISO 10.015 e de Deborah Tobey
(ASTD)
Modelo U balanceado: ligação entre LNT e AET
Módulo III
– Estruturando um processo pelo Modelo 6D
D1 Determinar os resultados para o negócio
D2 Desenhar uma experiência completa
D3 Direcionar a aplicação
D4 Definir a transferência do aprendizado
D5 Dar apoio à performance
D6 Documentar os resultados
Métodos de LNT
Método 1: Desdobramento estratégico
Método 2: Treinamento para resultados
Método 3: Matriz de Habilidades
Método 4: Pesquisa de comportamento
Método 5: Pré-Teste
Método 6: Grupo de Foco
Método 7: Pesquisa estimulada
Método 8: Solicitação dos empregados
Redigindo
corretamente os objetivos
Como Escolher a Melhor Forma de Avaliação para Cada Tipo
de Treinamento
Tipologia Organizacional
§
Atender requisitos mínimos de capacitação
§
Melhorar resultados organizacionais
§
Desenvolver comportamentos/atitudes
§
Atualizar conhecimentos
§
Beneficiar partes interessadas
Módulo IV -
Projeto e planejamento do treinamento
Hierarquia das ações de aprendizagem
Tipologia de Bloom
Formas de indução de aprendizagem
Tipos de Eventos
Seleção de Métodos e Técnicas
Ciclo de Aprendizagem Vivencial - CAV
Módulo V - Execução do treinamento
Preparativos
logísticos
Preparação do
material didático
Alinhamento de objetivos
Módulo VI -
Avaliação da eficácia
Modelo de
Kirkpatrick
§ Reação
§ Aprendizado
§ Comportamento
§ Resultados
Modelo de Philips - ROI
Outros
métodos: desempenho e competências
Matriz de Configuração
Avaliação de 6o nível: benefícios sociais
Módulo VII
- Administração do Treinamento
Indicadores de
Treinamento
Relatório
Anual de Treinamento
Depoimentos
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