Treinamentos
PDCA e RCA - Solução Efetiva de Problemas
Carga Horária: 16 horas
Apresentação
A gestão da Qualidade como disciplina administrativa
possui um grande volume de conhecimento dá sustentação às teorias gerenciais e
às práticas do dia-a-dia, que possibilitam às organizações produzir com mais qualidade.
Um dos conceitos mais fortes e que mais repercutiram para
a construção de métodos de gestão é o Ciclo PDCA. Sua simplicidade, abrangência
e poder de explicação tem sido utilizado há décadas nas mais diversas
atividades, desde a realização de pequenas tarefas até o desenvolvimento de uma
gestão estratégica integrada e de longo prazo.
O Ciclo PDCA foi criado na década de 20 pelo Estatístico
americano Walter Shewhart e foi difundido no Japão por Deming, onde recebeu seu
nome. Desde esta época ele tem sido utilizado como fonte de inspiração para a
execução de ações e para o desenho de métodos e procedimentos gerais e
específicos. A norma ISO 9001:2000 é um bom exemplo de documento universal que
empregou seu conceito para concretizar a idéia de melhoria contínua.
Público Alvo
Qualquer
pessoa, de qualquer idade, formação ou profissão. É particularmente indicado
como treinamento mínimo para todas as pessoas que exercem atividades
profissionais.
Metodologia
Apresentar o Ciclo PDCA e suas variantes, contar e discutir casos de aplicação e da falta de aplicação na vida cotidiana e profissional. Exercitar o conceito em diversas situações do trabalho.1. Introdução – conceito de mudança
2. O Ciclo
de Shewhart
3. O PDCA
na vida pessoal e profissional
4. PDCA,
SDCA e CAPD
5.
Aplicações típicas do PDCA: 8D, MASP, ISO 9001:2000
6. Conceito
de Melhoria contínua
7.
Padronizando uma atividade usando PDCA
8.
Planejando uma atividade usando PDCA
9. O
comportamento no trabalho com PDCA
10. Exercícios
práticos e vivenciais
Depoimentos
Você já fez este treinamento?
Envie um depoimento!