Treinamentos

ROI - Como Calcular o Retorno do Investimento em Treinamentos

Carga Horária: 8 horas

Apresentação

O ambiente organizacional moderno tem se caracterizado pela busca de resultados em resposta às diversas contingências externas e contextos adversos, dentro das quais as empresas estão inseridas.
 
Para fazer frente a esses desafios os Gestores tem procurado desenvolver indicadores e mensurações que possam correlacionar resultados com os investimentos feitos.
 
A pressão por resultados quantitativos chegou também na área de Recursos Humanos, a quem compete responder pelo retorno do investimento (Return on Investiment – ROI) dos recursos aplicados nas atividades de treinamento.
 
Alguns treinamentos possuem um potencial de retorno altíssimo, podendo até devolver em parte ou mesmo toda a verba de treinamento do ano. A grande questão é como selecionar esses treinamentos com alto potencial, que são verdadeiras preciosidades num mundo cada vez mais ávido por resultados financeiros concretos.
 
O método do ROI da literatura e dos cursos realizados pelo mercado não foram adaptados ao contexto brasileiro. A metodologia do ROI desenvolvida pela QUALYPRO considera os indicadores e expectativas de retorno de investimentos empregadas em nosso país, possibilitando uma visão mais realista e compatível com nossa realidade.
 
Completamente remodelado e diferenciado frente aos similares do mercado, este curso é único e o que o profissional de RH e T&D necessita para valorizar seu trabalho e se projetar num ambiente cada vez mais competitivo.

Público Alvo

Gerentes e Analistas de RH, de T&D e de gestão financeira ou custos; Diretores, Gerentes e Diligentes empresariais e institucionais e demais interessados na gestão de pessoas e na obtenção de resultados mensuráveis.

Metodologia

Apresentação teórica, apresentação de situações reais, exercícios práticos utilizando os métodos e ferramentas além das experiências dos participantes.
Veja o conteúdo programático deste treinamento

    1. Introdução e conceitos
    1.1 - O papel do RH num ambiente de forte competitividade
    1.2 - Problemas comuns na avaliação do treinamento
    1.3 - Modelo ideal de LNT
    1.4 - Requisitos da NBR ISO 9001 :2000
    2. Etapas de um ciclo de Treinamento
    2.1 - Origem e requisitos da ISO 10015
    2.2 - Etapas de um ciclo de treinamento
    3. Análise de Investimentos
    3.1 - Os 10 mitos da avaliação de treinamentos
    3.2 - Recursos e risco na atualidade
    3.3 - Modalidades de investimentos
    3.4 - Tipos de investimentos
    3.5 - Definições importantes em investimentos
    3.6 - Fluxo de Caixa - definições
    3.7 - Metodologia de escolha de projetos
    3.8 - Considerações sobre Análise de Risco
    3.9 - Cuidados fundamentais para o uso do ROI no contexto brasileiro
    4. Avaliação dos Resultados do Treinamento
    4.1 - Avaliação da eficácia segundo Kirkpatrick
    4.2 - Avaliação de Resultados (4° nível)
    4.3 - Modelo de Processo do Retorno sobre o Investimento (ROI)
    4.4 - Benefícios da metodologia do ROI
    4.5 - Avaliação da eficácia segundo Phillips (5° nível)
    4.6 - Abordagens do ROI
    4.7 - Roteiro para Avaliação de ROI
    5. Custos
    5.1 - Definições
    5.2 - Composição dos termos
    5.3 - Diferenciação de custos
    5.4 - Curva típica de custos
    5.5 - Receitas, custos e ponto de equilíbrio
    5.6 - Exemplos de custos e despesas
    5.7 - Onde estão os ganhos reais?
    6. Como selecionar os treinamentos em que o ROI é viável?
    6.1 - As quatro finalidades básicas do treinamento
    6.2 - Matriz de Configuração
    6.3 - Isolando o Efeito do Treinamento
    6.4 - Escolha da Melhor Ferramenta
    6.5 - ASTD - Quadro Estatístico
    6.6 - Decisões sobre a Eficácia e Ineficácia
    7. Como obter contribuição significativa dos Gerentes no processo
    7.1 - Responsabilidades num processo convencional
    7.2 - Responsabilidades com o ROI
    8. Atividades Práticas
    8.1 - Cálculo de ROI e indicadores financeiros

    Claudemir Y. Oribe

    - Vencedor do Prêmio “As Melhores Práticas em Gestão de Pessoas” da ABRH-MG (2002);
    -  Conferencista por cinco ocasiões no Congresso Brasileiro de Qualidade e Produtividade, incluindo o tema de Gestão de Competências e Avaliação de Treinamentos;
    - Conferencista no Congresso Brasileiro de T&D (2011);
    - Coordenador do curso de Pós-Graduação em Gestão de T&D da PUC-Minas (2012);
    - Mestre em Administração e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral;
    - Curso Quality Management pela AOTS/ Japão;
    - Pioneiro na aplicação da Norma ISO 10.015 – diretrizes para treinamento, no Brasil;
    - Especialização em Consultoria Organizacional pelo SEBRAE;
    - Autor de diversos artigos publicados sobre gestão da qualidade e do treinamento;
    - Especialista em Gestão de Competências, Gestão de T&D, métodos e técnicas de LNT e Avaliação de treinamento;
    - Criador da tipologia de treinamentos na perspectiva organizacional;
    - Sócio e Diretor de Projetos da QualyPro.

Depoimentos

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