Treinamentos

Gestão de Competências - Como gerar e gerir comportamentos que levam a melhores resultados

Carga Horária: 16 horas

Apresentação

A QualyPro possui cerca de 10 anos de experiência em projetos de gestão de competências, tendo auxiliado diversas organizações de todos os portes na adequação de aspectos relacionados à necessidade da Embrasil, tais como Superior Tribunal de Justica – STJ, Vallourec & Mannesmann, V&M Florestal, Marangoni, Daytec, MIP Engenharia, Brembo do Brasil, Nutril, Sempreviva, Fundação Sidertube, Secretaria Estadual da Fazenda de Minas Gerais, COPASA, Grupo Mahle, John Deere, Forjas Taurus, Stola do Brasil, etc.

Outras empresas também já aplicaram os conceitos aqui apresentados a partir de sua aquisição em programas de treinamento aberto da QualyPro. Mais de 100 eventos dessa natureza já foram realizados em cidades como São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Londrina, Itajaí, Brasília, Fortaleza, Salvador, Vitória, Belo Horizonte e em Portugal nas cidades de Lisboa e Porto (Póvoa de Varzim).
 
A metodologia a ser empregada foi vencedora do Prêmio Ser Humano – As Melhores Práticas de Gestão de Pessoas da ABRH-MG em 2002 além de ter sido apresentada em diversos congressos nacionais de RH e Qualidade.
 

A Gestão Competências deixou de ser um simples tema de modismo para se tornar o eixo das políticas e estratégia, para uma de Gestão de Pessoas. Um caminho sem volta, pelos resultados que vem sendo obtidos pelas organizações que a adotaram, quer tenham ou não Certificações de Qualidade.  

Assim, é fundamental que todos os profissionais ligados ao desenvolvimento de pessoas se qualifiquem para implementar e utilizar conhecimentos, métodos e ferramentas para maximizar os seus resultados e de sua equipe. 

O treinamento aborda um modelo de implementação criado com o propósito de desenvolver pessoas e atender os requisitos da ISO 9001:2000. Bem elaborado e fundamentado, o conteúdo será enriquecido de exemplos de aplicação utilizados por empresas brasileiras e estrangeiras, além de conter exercícios práticos que ajudarão a desenvolver as habilidades necessárias para implantação do modelo em sua empresa.

Este evento já foi apresentado a mais de 1500 profissionais da área de RH, T&D e Qualidade de vários estados brasileiros. O tema foi também apresentado no XIIo Congresso Brasileiro da Qualidade e Produtividade, além de ganhar o Prêmio “As Melhores Práticas em Gestão de Pessoas” da ABRH-MG.

Público Alvo

Diretores, Gerentes e Analistas de RH e de Treinamento; Coordenadores de Sistemas de Gestão da Qualidade, Consultores de RH e demais interessados na gestão de pessoas.

Metodologia

Através de exposição dialogada, apresentação de alternativas e modelos e exercícios práticos o docente levará os participantes a ter um conhecimento global da Gestão de RH por Competência.
Veja o conteúdo programático deste treinamento
    I - Introdução à Gestão de Competências
    McClelland e a origem da GC
    Conceitos e abordagens de competência em uso atualmente
    Diferença entre competência e core competence
    O que é e o que não é competência
    II - Construção de um modelo específico de GC
    Bases e considerações para um modelo sob medida
    A ISO 10.015 como estrutura para a construção do modelo
    Metodologias Complementares
    Exemplos de processo
    III - Processo de Gestão de Competências
    Métodos de levantamento de necessidades
    Entrevistas
    Focus group
    Mapeamento de competências
    Métodos de treinamento e desenvolvimento
    Métodos de avaliação de eficácia de curto e longo prazo
    Avaliação de comportamento
    ROI de treinamento
        Avaliação de desempenho
    IV - Considerações metodológicas
    Garantindo a conformidade do modelo frente à ISO 9000
    Dificuldades para a implantação de um modelo de GC
    Envolvendo a gerência no processo
    Recomendações
    V - Exemplo de aplicação
    Caso Vallourec & Mannesmann:caso apresentado no 10º Congresso Mundial de 
    Gestão de Recursos Humanos
    Pressupostos e conceitos da gestão da remuneração por habilidade e competência:O que é habilidade e competência; 
    Ser perito – Ser competente no “fazer”; 
    O processo de Certificação de Habilidades; Empregabilidade e empresabilidade.
    Como construir e administrar carreiras por multifuncionalidade ou polivalência.
    Como construir e administrar carreiras por maturidade / competência.
    Como construir e administrar carreiras por habilidade certificada.

    Exercícios práticos durante todo o Treinamento.

    Os participantes receberão vários modelos de formulários em papel e em meio eletrônico para uso direto ou adaptação para suas próprias necessidades.

    Claudemir Y. Oribe

    - Vencedor do Prêmio “As Melhores Práticas em Gestão de Pessoas” da ABRH-MG (2002);
    -  Conferencista por cinco ocasiões no Congresso Brasileiro de Qualidade e Produtividade, incluindo o tema de Gestão de Competências e Avaliação de Treinamentos;
    - Conferencista no Congresso Brasileiro de T&D (2011);
    - Coordenador do curso de Pós-Graduação em Gestão de T&D da PUC-Minas (2012);
    - Mestre em Administração e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral;
    - Curso Quality Management pela AOTS/ Japão;
    - Pioneiro na aplicação da Norma ISO 10.015 – diretrizes para treinamento, no Brasil;
    - Especialização em Consultoria Organizacional pelo SEBRAE;
    - Autor de diversos artigos publicados sobre gestão da qualidade e do treinamento;
    - Especialista em Gestão de Competências, Gestão de T&D, métodos e técnicas de LNT e Avaliação de treinamento;
    - Criador da tipologia de treinamentos na perspectiva organizacional;
    - Sócio e Diretor de Projetos da QualyPro.

Depoimentos

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