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Descendo morro abaixo!
(*) Claudemir Oribe é Mestre em Administração, Consultor e Instrutor de MASP, Ferramentas da Qualidade e Gestão de T&D. E-mail claudemir@qualypro.com.br.
02/07/2018
“Os homens criam as ferramentas. As ferramentas recriam os homens.”
Marshall McLuhan
Todo mundo provavelmente já viu um bom resultado, algo que melhorou sutilmente ou, a olhos
vistos. Embora as coisas pareçam ser as mesmas, funcionando do mesmo jeito de sempre, melhorias
estão sempre acontecendo em diversos aspectos de nossas vidas. Rápidas ou lentas, incrementais ou
radicais, essas melhorias estão sendo idealizadas e realizadas por pessoas como nós, porém
inconformadas e empenhadas em encontrar soluções para pequenos e grandes problemas que
incomodam ou atrapalham execução de algo. Melhor do que assistir, é ser o protagonista dessas
estórias de sucesso, criando experiências que marcam a vida profissional.
Todo indicador de resultado, que foi alvo de uma ação bem sucedida de melhoria, possui um
comportamento semelhante e que faz dele um fenômeno típico. Trata-se da curva de média móvel do
defeito que, evidentemente, diminui como efeito da melhoria com MASP. Trata-se de uma queda
radical e abrupta, com declive muito mais acentuado que qualquer oscilação normal venha a ter. A
queda do nível de defeitos não é ocasional, mas uma consequência natural de uma busca estruturada,
deliberada e persistente para a compreensão do mecanismo que leva um problema a acontecer, além
do isolamento de uma causa fundamental e da busca e implantação de uma ou mais ações otimizadas
e que, ao final do trabalho, foram muito eficazes. Embora sorte e acaso possam acontecer, não é com
eles que se conta ao iniciar o desafio de resolver um problema de alta complexidade, mas com a
determinação e um amparo metodológico poderoso, como é o caso do MASP e das ferramentas da
qualidade.
Outro fenômeno que se obtém do resultado de um projeto bem sucedido de MASP é a queda na
variabilidade do processo. A variabilidade é um fenômeno indesejável na grande maioria dos
indicadores, pois não se pode obter previsibilidade dos resultados, o que contribui para a insatisfação
dos clientes internos e externos da organização.
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